Os blocos são uma ferramenta muito interessantes e úteis.
Como fazer?
O jogo contém 48 peças, divididas em:
- Três cores (amarelo, azul e vermelho);
- Quatro formas (círculo, quadrado, triângulo e retângulo);
- Dois tamanhos (grande e pequeno) e
- Duas espessuras (fino e grosso).
Feitos em madeira, EVA ou cartolina.
Calma! Mais abaixo tem os moldes...rsrs...
Regras: Combine com as crianças um parâmetro para classificar as peças como o desenho abaixo.
Esses códigos farão as crianças pensar nos atributos dos blocos, sem a necessidade de tê-los à mão. Um exercício que vai estimular o raciocínio abstrato.
O primeiro passo é promover o reconhecimento do material. Com cartolina ou outro material semelhante, prepare pranchas com desenhos feitos nas formas dos blocos lógicos uma casinha formada de um retângulo e um triângulo, por exemplo. Em seguida, os alunos reproduzem a figura utilizando as peças. Para isso, vão observar e comparar as cores, os tamanhos e as formas que se encaixam
De acordo com a faixa etária, você pode ir problematizando com jogos,por exemplo:
João desenhou dois retângulos, em seguida, ele traçou linhas dentro.
Ele disse ao seu amigo Rafael:
-Eu contei 19 triângulos de diversos tamanhos nesta figura. Você sabe me dizer se eu encontrei todos os triângulos?
Dez minutos depois, seu amigo Rafael volta e diz que contou mais de 19. Alguém sabe me dizer como ele conseguiu isso?
Solução 2: A solução é 28, e você deve ir mediando e mostrando como na figura.
Atividade retirada desse endereço http://www.recreomath.qc.ca/r_geo_02.htm que tem várias atividades
Você também pode utilizar esse material para trabalhar conjuntos: notações, relação de pertinência, relação de inclusão, união, interseção e conjuntos disjuntos.
As diferenças existentes entre as peças são utilizadas nessas construções e as atividades realizadas anteriormente são maneiras de internalizar esses conceitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário